A realidade no mundo dos negócios se transformou a partir da implementação da internet, quando o e-commerce passou a ser um caminho a mais para oferecer produtos e serviços.
A comercialização no ambiente virtual é uma das grandes maneiras de se investir algum capital, principalmente quando o orçamento não é tão expressivo.
Basta levar em consideração todas as melhorias em relação à internet, assim como da logística implementada por empresas de entrega, bem como as facilidades trazidas por esse meio e a redução de gastos relacionados à infraestrutura e estoque.
Nova geração de clientes
Uma nova geração de clientes passou a crescer com as facilidades de acesso a lojas virtuais, mudando os hábitos de consumo da sociedade, de uma forma geral.
As facilidades proporcionadas por computadores, notebook, tablet ou um celular permitiram que muitos empreendedores mergulhassem de cabeça no e-commerce.
No entanto, algumas ressalvas devem ser tomadas, pois a expansão para o mercado digital precisa de planejamento.
Vale ressaltar, ainda, que a comercialização por meios eletrônicos pode ser aplicada por qualquer modelo de negócio.
A globalização permite que grandes indústrias façam transações comerciais entre estados e até mesmo países.
Da mesma forma, um comerciante local pode atender pessoas que moram na comunidade ou mesmo regiões mais distantes com um restaurante, uma lanchonete ou uma pizzaria, por exemplo.
Portanto, é preciso entender que é possível passar por uma mudança de modo a converter uma loja física em uma virtual, ou então trabalhar os dois modelos de maneira paralela.
Com as dicas a seguir, essa mudança pode ficar mais clara, e o planejamento pode ser aplicado de forma abrangente, sem contratempos ou dúvidas.
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Conheça o espaço que vai investir tempo e dinheiro
O funcionamento de um e-commerce é completamente diferente de uma loja física. O contato com a clientela ocorre por meio de e-mails, plataformas digitais, redes sociais, entre outras ferramentas disponíveis.
Por isso é necessário fazer uma pesquisa ampla que envolva todos os modelos de lojas virtuais, conforme o nicho de mercado empresarial ou o segmento que pretende atender.
Há diferentes canais de venda que podem ser utilizados, além de formas de pagamento que podem envolver sistemas bancários e digitais que podem ser muito recomendados, ou que devem ser evitados.
Ter o conhecimento sobre o valor a ser investido é essencial, pois oferecer aos clientes piso uretano argamassado, por exemplo, deve contar com todos os custos envolvidos no processo, como profissionais, sala de atendimento e, importante, o lucro.
Mesmo que o empreendimento esteja presente no mundo virtual, é preciso lembrar que muitas vezes um serviço precisa de deslocamento, um espaço físico, entre outras tarefas que possuem custos e devem ser inseridos no valor final.
No caso do exemplo acima, todo o processo de solicitação pode ser feito por meio online, no entanto, os exames precisarão de espaço físico para ocorrerem, e essa relação deve ser identificada, bem como as formas de manter a segurança do empreendimento e usuários nesse novo ambiente.
A legislação está atualizada em relação ao ambiente virtual. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Digitais) protege tanto os internautas que navegam e realizam compras pela internet quanto os empreendedores.
O Código de Defesa do Consumidor também é válido e pode ser acessado quando necessário. Logo, as regras devem ser seguidas à risca, para evitar qualquer tipo de problema com a justiça.
Em todos esses casos, é importante contar com a participação de empresas e profissionais que entendem sobre a mudança de uma loja física para o modelo de e-commerce.
Afinal, ouvir especialistas e pessoas que passaram pela experiência também pode ajudar a compreender melhor os processos, dificuldades e benefícios conquistados, bem como os aspectos que precisam ser supridos.
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Prepare-se para adaptação de novo modelo comercial
Um dos grandes benefícios observados quando uma empresa investe no e-commerce é a flexibilidade proporcionada em oferta de produtos e serviços além do alcance de limites físicos.
Todo empreendimento deve estar preparado para atender os clientes entendendo a abrangência de atendimento. Isso deve ficar claro desde o início, para não haver qualquer confusão ou frustração por parte do consumidor.
No que diz respeito ao escritório, procurar por preço coworking, pode ser uma boa para quem precisa de um escritório, mas não tem verba o suficiente para contar com uma sala comercial particular.
Do mesmo modo, uma fábrica de veículos pode atender um cliente que esteja localizado no sul do país, ou no nordeste. Para tanto, é preciso contar com parceiros comerciais que estejam alinhados ao modelo de negócio para realizar tais atendimentos e distribuições.
Essa adaptação demanda planejamento e fortalecimento de parcerias empresariais, para que todos saiam satisfeitos durante e após toda a negociação.
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Tenha uma marca fortalecida e lembrada por todos
Outro benefício observado quando uma empresa passa a investir nos negócios online é o espaço ocupado como marca, e todo reconhecimento além de uma localidade específica.
Dessa forma, é preciso que o responsável pela empresa tenha em mente a necessidade em fazer uma marca reconhecida e de fácil compreensão.
A comunicação visual, a navegação dentro da loja virtual e a facilidade de finalizar a compra, entre outros elementos, devem ser atrativos para que as pessoas tenham interesse em conhecer e, consequentemente, comprar.
É possível dar destaque a características próprias, como uma empresa de mudas de arvores frutiferas preço que não oferece qualquer prejuízo à natureza.
Esse é o tipo de informação que deve ser destacado nas plataformas digitais, nas redes sociais e em todos os espaços em que for possível, demonstrando os valores do negócio e as causas que se relaciona, criando identificação com o público.
Até mesmo as embalagens que chegam às mãos dos clientes devem ter frases de efeito impressas e legíveis, o que pode contribuir para o reforço dessas estratégias e fidelizar esse público.
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Use táticas para fidelização do cliente
A experiência de compra do consumidor dentro de um e-commerce pode ser acompanhada desde o princípio, utilizando os suportes apropriados do espaço cibernético, como o CRM ou outras métricas/ferramentas disponíveis.
Assim como há métodos que são aplicados no dia a dia para atrair e realizar uma venda, as lojas virtuais também podem empregar táticas que fidelizam o cliente. Um locatário de câmara frigorifica em campinas online pode ser a oferta de brindes personalizados, ou em qualquer outra localidade, como o frete grátis.
Descontos nas próximas compras, assistência técnica especializada à disposição por um período além do determinado pelo Código de Defesa do Consumidor, ou outros itens podem fidelizar o cliente e fazer com que ele se torne um divulgador.
Os métodos tradicionais também podem ser aplicados nas lojas e tratativas online, como enviar algo além da compra realizada ou serviço, como é o caso de fazer vistoria veicular em campinas. Pode ser um ímã de geladeira dentro de um saquinho de algodão personalizado, ou então adesivos que podem ser aplicados em diferentes superfícies.
Uma marca presente em uma moto, ou na traseira de um carro, por exemplo, indica que aquele consumidor acredita na empresa, demonstrando a fidelização e até o potencial para espalhar a propaganda de maneira voluntária.
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Mantenha o estoque organizado
Um espaço apropriado para que a logística não se perca é crucial para a organização do estoque, mesmo que virtual, identificando em que parte do processo de compra/entrega os produtos estão e se ainda há algum disponível.
Ter um processo de logística bem definido também é fundamental para que os produtos corretos sejam entregues aos clientes dentro do tempo estimado, enquanto este usuário acompanha o percurso do item.
A organização do estoque está associada ao espaço físico, mas interfere nas compras feitas no formato online e em todo o controle da loja, seja para o controle de materiais para contabilidade para microempresa ou uma máquina de lavar roupas cinza.
Por isso é preciso ter uma empresa de logística eficiente envolvida dentro do processo de compra, de modo a identificar peças e materiais necessários para a produção, bem como todo o processo de entrega até o cliente final.
A separação do bem de consumo, a embalagem para encaminhamento, a verificação da rota, até a entrega para o cliente é responsabilidade de quem vende.
Além disso, tais processos internos podem ser aliados aos valores que a marca deseja apresentar.
Por exemplo, as empresas que investem em programas sociais e ambientais também são mais valorizadas.
Sendo assim, a divulgação por meio de mídias tradicionais e eletrônicas é sempre uma forma de se destacar diante da concorrência e chamar a atenção da sociedade.
Manter um sistema de controle de entregas de custo baixo, além de reduzir o espaço ocupado dentro dos galpões, possibilita encaminhar materiais recicláveis para indústrias que trabalham em prol do meio ambiente.
Do mesmo modo, o transporte dos produtos no processo de entrega pode abarcar alguma ação de sustentabilidade, como embalagens específicas ou transportes menos poluentes, destacando ainda mais a imagem do negócio nas mídias e facilitando o processo de venda.
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Mescle investimento no ambiente físico e virtual
A presença no mundo virtual pode aumentar, e muito, a margem de lucro de uma empresa.
As vantagens se sobrepõem às dificuldades, e o resultado é muito mais satisfatório do que o imaginado no início de toda a transformação.
Passar uma empresa de uma situação única e exclusiva no modelo físico para o online requer prioridades que precisam estar presentes em um planejamento, tais como:
- Investimento sólido;
- Mão de obra capacitada;
- Fornecedores e parceiros eficientes;
- Produtos de interesse social.
Vale reforçar, mais uma vez, que fazer uma pesquisa de mercado, conhecer o público-alvo e a localização de atendimento é essencial para ter sucesso nos negócios. Isso é importante tanto para o espaço físico quanto para o comércio online.
Contudo, o meio online precisa considerar que o endereço, neste caso o website, será otimizado e ágil para garantir a conclusão da compra e uma boa apresentação dos produtos.
Além disso, o investimento em espaços adequados, mesmo que menores, e até mesmo comprar porta de ferro para manter todo o ambiente seguro, reforça os cuidados com os bens de consumo que são disponibilizados para os clientes que fazem compras online.
A oferta de produtos com custo-benefício atrelados, além de um atendimento que está inserido tanto na jornada de compra, quanto no funil de vendas, inclusive no pós-venda, são passos essenciais e que devem ser seguidos.
A dica final deve ser sempre lembrada: se uma empresa não está no ambiente virtual, a concorrência vai ocupar esse espaço.
Portanto, é preciso estar representado com um site corporativo bem estruturado, redes sociais em constante atualização e uma loja de e-commerce que atenda as expectativas dos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.