Estamos vendo cada vez mais empresas fazendo uso de experiências virtuais, especialmente porque COVID-19 interrompeu painéis presenciais e feiras B2B. A solução? Webinars! São reuniões educacionais online para funcionários, clientes e colegas do setor. Eles não são apenas uma ótima maneira de se manter atualizado sobre uma marca durante a quarentena, mas também são plataformas subestimadas para networking, marketing e muito mais.
Nós sabemos o que você está pensando: os webinars realmente funcionam? Certamente, uma demonstração de produto ou um representante de vendas respondendo a perguntas frequentes não é suficiente para as pessoas entrarem em sintonia. Com isso, estamos inclinados a concordar; Webinars bem-sucedidos assumem riscos mais calculados e criativos para compensar. Sem mais delongas, vamos examinar algumas técnicas para desenvolver webinars de marketing que preencherão essas vagas virtuais.
Inclua Conteúdo Exclusivo Para O Seu Webinar
Pense na emoção que seus clientes sentem, afinal, em saber que eles estão prestes a obter informações sobre as cobiçadas informações para impulsionar suas operações ou utilizar seus produtos.
Pergunte a si mesmo o que se qualificaria como conteúdo “exclusivo de webinar” para o seu negócio. Você tem acesso a dados ou exemplos da vida real para mostrar o quão útil seu produto é na vida diária? O seu conteúdo é altamente específico e formatado exatamente assim? Seu webinar apresenta palestrantes confiáveis com comentários perspicazes? E se você oferecesse um produto pago no final de seu webinar, com desconto para todos os participantes? Isso mesmo, mesmo que o seu webinar seja tecnicamente gratuito, você ainda pode encontrar maneiras criativas de lucrar.
Ainda não tenho certeza? Analise os pontos de venda exclusivos da sua marca. O que você faz como empresa e, a partir daí, o que você pode trazer para o seu webinar que literalmente ninguém mais pode?
Bem-Vindos, Palestrantes Convidados Que Fazem Promoção Cruzada Em Suas Plataformas
Falamos acima sobre como ser um palestrante convidado, mas o que esses palestrantes podem fazer exatamente (além de compartilhar seu conhecimento e entusiasmo pelo seu produto)? Eles podem fazer promoção cruzada, isso é o que, em outras palavras, direciona clientes interessados em seu produto específico de webinar com um produto relacionado, identificador de mídia social, etc.
Digamos, por exemplo, que você ou seu palestrante convidado promovam um ao outro no Instagram ou LinkedIn. Se o seu convidado tem muitos seguidores com potencial interesse em seu produto, que melhor maneira de encorajá-los a aprender mais do que em seu próprio painel?
Marketing Por E-Mail: Um Clássico Testado E Comprovado
Os e-mails geram 57% dos registros de webinars, compare isso com aproximadamente 14% para promoções de sites e blogs e 15% para plataformas sociais. Em outras palavras, não pense por um segundo em desistir deste canal!
Lembra daquela promoção cruzada de que falamos antes? Considere usar a lista de e-mail de seu palestrante também. Dessa forma, você ampliará seu alcance para usuários em potencial que podem não receber seus e-mails ainda, mas gostariam.
O truque do e-mail marketing, entretanto, é não sobrecarregar o cliente. Claro, faz sentido enviar pesquisas e boletins informativos para essa caixa de entrada antes e depois do webinar. Por outro lado, um espectador casual não espera (e provavelmente não quer) receber dezenas de e-mails por semana. Em vez disso, sugerimos limitar esses dois e-mails por semana.
Conduza Uma Campanha Publicitária Social
Apoie aquela campanha de e-mail em alguma ação de mídia social para adicionar um pouco mais de “vigor” à sua promoção de webinar. Lembre-se também de que cada plataforma de mídia social é única, portanto, você precisará variar a forma como compartilha o conteúdo em vez de enviar a mesma mensagem para uma dúzia de canais diferentes.
Ao discutir as melhores plataformas de mídia social para promover um webinar, seríamos negligentes em não mencionar o LinkedIn . Se você é uma empresa B2B adaptada a uma área profissional específica, é provável que você se saia excepcionalmente bem aqui. Se você está se perguntando como promover um webinar no LinkedIn, comece compartilhando as postagens do blog da empresa e dando dicas na próxima sessão, junto com as informações que estarão disponíveis lá. Considere o envio de InMail patrocinado no LinkedIn também; é uma ótima maneira de enviar convites personalizados e até mesmo coletar informações sobre o seu público nos formulários de geração de líderes do site.
Ao longo de sua campanha de publicidade social, tenha em mente os erros frequentes de marketing de mídia social cometidos por empresas. Por exemplo, um erro comum é as empresas não conseguirem se envolver o suficiente com seu público. Se um participante em potencial tiver alguma dúvida sobre o seu webinar, responda rapidamente e em detalhes. Pergunte a si mesmo se você está criando uma cadência de comunicação consistente que dá ao seu público o que ele deseja e entrega o que você promete que o webinar conterá.
Sobre a Agência Artminas Design
Confira abaixo como nossa agência de marketing digital poderá ajudar a chegar nas metas estabelecidas pela sua empresa.