Acompanhar os resultados e o crescimento de um site é a tarefa de qualquer empresa ou marca, e para isso, foram criados os indicadores de desempenho para sites.
Visto que eles permitem a melhor visualização dos resultados obtidos pela empresa dentro do âmbito digital.
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre este termo, hoje nós iremos abordar a importância desses indicadores, o que eles são e como você pode acompanhá-los, tudo com a intenção de trazer o melhor resultado e métricas para o seu negócio.
O que são indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho nada mais são do que métricas avaliadas pela empresa dentro do site ou das redes sociais da empresa.
Eles servem para verificar como anda a performance da marca no meio digital e o aumento de seus resultados.
Sendo assim, focaremos nos indicadores de desempenho para sites, já que eles são um dos maiores meios de produção de conteúdo e vendas. Isso porque, com alguns cliques conseguimos a resposta de nossas dúvidas.
Os sites ainda são extremamente importantes para os negócios, pois além de trazer a facilidade no processo de compra, eles permitem que a pessoa o que quiser na internet.
Desde um produto até uma rede de curso de bombeiro civil, os indicadores de desempenho se tornaram muito importantes para todos os negócios imagináveis.
Isso porque são eles que permitem que a empresa acompanhe em tempo real as estratégias e campanhas da marca, vendo os resultados e buscando soluções ainda melhores caso necessário.
Por exemplo, vamos imaginar que uma rede de empresas de automação industrial no Rio de Janeiro criou uma campanha de divulgação em seu site.
Tendo como objetivo ver como ela está crescendo e o que os internautas estão achando, é por meio desse indicadores que isso será analisado.
Com isso, torna-se ainda mais simples criar campanhas voltadas diretamente para o público-alvo do negócio, saber exatamente o que os seguidores desejam ver e lançar produtos e serviços que vão de acordo com suas necessidades.
Os indicadores de desempenho são guias no universo digital para ajudar profissionais e empresas a verem o andamento de sua marca e saberem o que vem dando certo ou errado no meio disso tudo.
Isto posto, dentro do conceito de indicador de desempenho para site, não será abordado alguns, como:
- Curtidas;
- Comentários;
- Seguidores;
- Reações;
- Visualizações.
Pois esses indicadores são mais usados na hora de avaliar as métricas das redes sociais de um negócio e também porque esses indicadores não significam que os usuários realmente irão comprar de você, são considerados indicadores de vaidade.
Esses indicadores de vaidade servem apenas para mostrar que a empresa possui visibilidade no meio digital, mas nem sempre visibilidade significa autoridade e muito menos vendas.
Por isso, falaremos apenas de indicadores voltados para os sites de vendas e que realmente podem ser levados em conta na hora de analisar as métricas e verificar se os clientes estão interessados no seu produto ou serviço.
Quais os indicadores de desempenho para sites?
Agora que você já entende um pouco mais sobre o conceito do indicadores de desempenho, vamos à parte prática, ou seja, aos indicadores que devem ser analisados no seu site.
Número de visitas
O número de visitas nada mais é do que o total de novas pessoas que acessaram o seu site e conheceram a sua marca, é um indicador muito importante para marcas que estão começando sua carreira e desejam aumentar seu tráfego.
Se o seu site fornece serviços como licenciamento de carro em Florianópolis, você pode optar por verificar o número de visitas diárias, semanais ou mensais, verificando quantas pessoas novas estão chegando.
Páginas acessadas
Esse indicador diz respeito a quantas páginas, dentro do seu site, esse usuário visitou.
Por exemplo, se o usuário acessou a aba de coworking em um site, ele já acessou uma página, e se ele também acessar a aba de coworking joão pessoa, será mais uma.
Isso significa que quanto mais páginas esse usuário acessar, mais ele pode estar interessado no seu produto ou serviço. Por isso, esse também é um importante indicador de desempenho.
Tempo em que permanecem dentro do site
Esse indicador também é extremamente importante, pois refere-se à primeira impressão e avaliação do usuário perante o seu site.
Esse tempo de permanência é o que prova se o internauta gostou ou não do encontrou lá.
Vamos imaginar que você pesquisou por onde posso fazer o licenciamento do meu veículo e achou um site que não atendeu às suas expectativas, provavelmente você não irá passar muito tempo nele, irá sair para encontrar outro.
Porém, se você passa bastante tempo dentro do site, é porque ele esclareceu alguma dúvida sua ou chamou a sua atenção, e é esse tempo de permanência no site que irá mostrar se o seu possível cliente está realmente interessado no que você oferece.
Conversão de leads
Leads são possíveis clientes, ou seja, pessoas que demonstraram algum tipo de interesse no seu produto ou serviço e aumentou a probabilidade de adquiri-lo.
Esses leads não aparecem da noite para o dia, eles são atraídos e convertidos para essa posição.
Por exemplo, se um usuário qualquer entra no seu site e vê que você possui um artigo ensinando como terceirizar folha de pagamento e assinar a newsletter do seu blog para receber novos materiais toda a semana, esse usuário já pode ser considerado um lead.
Isso porque ele demonstrou por meio de uma atitude livre e espontânea que deseja estar por dentro da sua marca, aprender com você, e quem sabe em um futuro próximo, adquirir o seu produto ou serviço.
Por isso, fique atento ao número de usuários que assinam a sua newsletter, que deixam o e-mail na lista de espera do seu curso ou que desejam ser informados quando houver a reposição do seu produto, esse também é um importante indicador de desempenho.
Compartilhamentos
É normal que amigos e familiares compartilhem entre si blogs e sites com produtos ou serviços que poderão ajudá-los em um determinado momento, e por meio de plataformas de análise de métricas é possível ver se o link do seu blog foi compartilhado por alguém.
O compartilhamento nem sempre é visto como um importante indicador de desempenho, mas dentro dos sites ele é muito válido, pois se uma pessoa compartilhou justamente o seu site de vendas, é porque ela confia que alguém possa comprar o que você oferece.
Quando um usuário decide compartilhar o seu site, é porque ele gostou do que viu e acha que um amigo ou familiar também poderá gostar.
Assim, você consegue fazer com que esse usuário se torne um cliente e atraia muitos outros para você.
Ferramentas para analisar indicadores de desempenho
Bom, você já viu o conceito de indicadores de desempenho e os mais importantes a serem analisados dentro do seu site.
Agora, você pode estar se perguntando como irá fazer isso, é exatamente sobre este assunto que iremos abordar a seguir.
Selecionamos algumas ferramentas e plataformas onlines para te ajudar a analisar as métricas desses indicadores e verificar se tudo anda de acordo com o planejado por você e sua equipe.
Google Analytics
Não tem como falar de análise, métricas e resultados sem falar dela, a maior plataforma de análises de métricas dos últimos tempos, o Google Analytics.
Por meio dele você consegue saber o número de visitantes, conversões e vendas dentro do seu site.
Além dos canais pelos quais eles chegaram ao seu site, filtrando ainda mais informações sobre o seu público-alvo.
Uma rede de empresas de administração de condomínios, por exemplo, consegue ver por meio do Google Analytics o número de pessoas que verificaram o serviço da marca naquele dia, semana ou mês e quais demonstraram mais interesse em adquirir o serviço.
PageSpeed Insight
Essa ferramenta, também fornecida pelo Google, permite que você verifique se o carregamento do seu site nos dispositivos móveis estão sendo rápidos e o que fazer caso eles não estejam.
Um site que trava ou demora abrir acaba tendo uma grande taxa de abandono, ou seja, os usuários desistem dele e acabam acessando outro por não terem tempo ou paciência de esperar ele abrir.
SEMRush
Essa plataforma permite que você verifique os domínios dos seus concorrentes e obtenha informações como palavras-chave, volume de buscas e quantidades de links inseridos dentro do site ou blog.
Se o seu negócio realiza transferência de veículo em londrina, por exemplo, você pode pesquisar e verificar os sites dos seus concorrentes dentro do nicho para saber o que fazer dentro da sua empresa para ela ser um diferencial dentro do mercado.
Essas são apenas algumas das ferramentas mais usadas para analisar os indicadores de desempenho e métricas dentro do site de vendas da sua marca, tornando todo o processo de análise e estratégias ainda mais simples e objetivo.
Considerações finais
O universo digital chegou para revolucionar o mundo e o meio corporativo, trazendo estratégias e meios como os indicadores de desempenho para ajudar profissionais e fazer as empresas chegarem a patamares inimagináveis, construindo um negócio de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.