Tenho poucas certezas na vida e uma delas é que você deseja ver seu negócio bem posicionada no mecanismo de busca do Google. E se você embora nunca tenha este anseio, sinto falar que já está atrasado. O Inbound Marketing (marketing de atração), se bem aplicado, é uma das melhores formas de ampliar o tráfego orgânico para seu site.
Até o instante, segundo o Google Analytics, há três maneiras de atrair público para seu blog. Por tráfego imediato, em resumo é quando uma pessoa digita o endereço do seu site na barra de navegação ou torna como favorito e acessa por ele. No tráfego orgânico, mencionado acima, alguém encontra seu site pela busca no Google, por exemplo. Já com o tráfego pago, como diz o nome, é mediante de anúncios pagos – aparecem no começo da pesquisa.
POR QUE AUMENTAR TRÁFEGO ORGÂNICO?
Antes de irmos para o real motivo que te trouxe até aqui, “como os posts antigos do seu blog podem te ajudar”, é necessário mostrar porquê o tráfego orgânico é essencial. Como já comentei, o tráfego orgânico acontece mediante de uma estrutura de busca. E a outra afirmação que não só eu, mas você também tem é que ninguém vai muito além da primeira página de resultados. Tome como exemplo as pesquisas que você faz.
É por esse motivo que algumas estratégias devem ser levadas em consideração ao produzir um conteúdo para seu blog. Se a técnica de SEO (Search Engine Optimization) for bem aplicada, por exemplo, as chances de seu site ficar entre os primeiros colocados são maiores. Contudo, não basta usar a técnica e não entender o que o seu público quer de você.
Seria muito esquisito a VINIDESIGN ser exibida em um resultado sobre como preparar uma comida. Possivelmente geraria visita, mas não teríamos nenhuma conversão. Afinal, nossos serviços são voltados para design e marketing digital. Além de não conseguir leads, a confiança em nós seria zero.
QUAIS TÉCNICAS POSSO USAR?
Além de SEO você igualmente pode variar o modelo do assunto, ao invés de só aplicar texto. Ou seja, coloque alguma figura ou use infográfico. Muitos blogs fazem vídeo ou áudio e colocam juntamente o texto escrito igualmente ao que está sendo falado. Acredite, isso é uma boa prática porque você dá a escolha para seu visitante, além de tornar o site aberto a comunicação.
Outra dica essencial é distribuir esses conteúdos em redes sociais. O compartilhamento é muito mais simples por estes canais. Mas antes de aplicar dinheiro em uma rede social, estude onde seu público está. Empregar todo seu tempo e dinheiro no Facebook sendo que seu público só acessa LinkedIn não ajudará a crescer seu tráfego orgânico.
Trocar artigos com empresas que não sejam concorrentes igualmente é uma boa prática. A parceria deve apresentar um público equivalente com o seu, para não haver erro. Dessa forma, seu blog terá mais pluralidade com relação aos especialistas que assinam o conteúdo. Além disso, vocês também podem incorporar links que redirecionam para o site do outro.
Uma prática bem vista aos “olhos” do Google é tornar seu site responsivo e escaneável. Quando o site é responsivo ele adapta a dimensão de acordo com o tamanho da tela que a pessoa o acessou, desde um computador normal há um smartphone. Já o lado “escaneável” não é a tecnologia, mas sim como você formata seu texto. Colocar o texto à esquerda e não justificado, com parágrafos curtos e subtítulos ajuda o leitor a distinguir como será sua leitura. Por mais que seja um texto extenso, quando há quebras facilita a leitura.
E porque focar nos posts antigos do meu blog?
Você pode aproveitar os conteúdos antigos do seu blog para ampliar seu tráfego orgânico de uma forma simples: atualizando-o. Para isso, leve em consideração os posts relevantes. Não adianta amodernar dados ou repromover um assunto que em nenhum momento gerou leads para sua companhia. Além da atualização, você pode dar continuidade há um post importante de seu blog. Basicamente, gerar a parte dois de seu conteúdo.
Identificado o conteúdo perfeito, atualize os dados, adapte a linguagem, traga novidades e até mesmo insira vídeo, por exemplo. O HubSpot, desenvolvedora e comerciante de programas para vendas e Inbound Marketing, fez com que seu tráfego orgânico crescesse mais de 100% com essa prática. Além de duplicar a quantidade de leads com a atualização de posts antigos.
Um acontecimento que deve ser destacado aqui é que além de modernizar seu post você precisa dar um cuidado especial para as técnicas de SEO. Certifique se está com a Keyword, título e meta descripition adequada, assim como as outras análises incorporado a otimização. Contudo, evite tocar a URL da página – a não ser que saiba redirecionar o link antigo para o novo.
O leitor, ao acessar o conteúdo, e perceber que não está atualizado ele não permanece no blog. Afetando as métricas de seu site e, consequentemente, tornarão seu site irrelevante. E não esqueça de deixar a data em que foi modificado, deixando a data em que o conteúdo foi criado.
Os benefícios são…
Além de amplificar o tráfego orgânico você consegue outros benefícios a partir desse. Entre eles está reforçar ou até mesmo criar a autoridade de seu negócio. Quem descobrir seu conteúdo sentirá mais segurança nos produtos/serviços que você oferece. Dessa forma, será referência na área em que atua.
Sendo referência em seu nicho você consegue amplificar as conversões. O ilustre funil de vendas, ou jornada do cliente, pode ser trabalhado de forma efetiva. E os leads têm grandes chances de se tornarem clientes. Por isso, o uso de palavras-chaves adequadas para sua atuação são de extrema importância.
Por fim, mas não menos interessante, mostre seus conteúdos antigos no final de cada post. Dessa forma você mantém seu leitor imerso em seu blog, diminuindo a taxa de rejeição e aumentando o engajamento de forma universal do site.
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