Embora abrir um negócio pareça uma tarefa fácil e empolgante, administrá-lo e torná-lo independente no mercado é um grande desafio. Nesse mundo ultramoderno, apenas ter um site, comprar um domínio ou pagar por sua hospedagem não é suficiente. Você precisa ir além disso. Para tornar sua empresa única e atrair visitantes interessados, que eventualmente se transformarão em clientes, você precisa adotar estratégias e métodos de marketing digital. Mas isso não será um trabalho fácil!
De acordo com um estudo de “Gerenciamento do marketing digital” da Smart Insights, 46% das marcas não possuem uma estratégia de marketing digital definida, enquanto 16% possuem uma estratégia, mas ainda não a integraram em seu processo de marketing. Para ter resultados com marketing digital, é necessário realizar um trabalho contínuo e um planejamento estratégico sólido. Consistência é a palavra mágica.
Aqui estão alguns pontos-chave que podem ajudar profissionais de marketing a incorporar o marketing digital em seus negócios e serem bem-sucedidos.
Saiba quem é o público-alvo
É muito importante conhecer seu público-alvo, uma vez que ele com o tempo se tornará seu cliente. Para fazer isso, você precisa seguir alguns passos:
Anote as informações demográficas sobre seu público-alvo – idade, sexo e localização.
Use várias ferramentas, como o Google Analytics e o Business Manager do Facebook, Pesquisa de palavras-chave etc. para identificar as principais características do seu público-alvo, como interesses, desejos, comportamento etc.
Mergulhe profundamente para conhecer seus problemas e pesquise a fundo sobre seus desejos, elaborando soluções adequadas.
Saiba onde você pode encontrar seus potenciais clientes
Atualmente, as redes sociais são o melhor lugar para achar clientes. Portanto, você deve investir tempo pesquisando e experimentando a melhor rede social que se adapte ao seu negócio, porque cada negócio é único por natureza e também possui tipos de clientes diferentes.
Se você tem um escritório de advocacia, faz muito mais sentido ter uma presença forte no Linkedin do que no Pinterest, por exemplo.
Não se esqueça de construir uma lista de e-mail forte
Para ter sucesso online, é muito importante criar uma base de leads forte e leal. Você precisa converter suas visitas em clientes fiéis. E para fazer isso, é importante capturar emails ou até mesmo whatsapp de alguma forma.
Além disso, você pode convidá-los a curtirem sua página no Instagram para se aproximar e atendê-los de forma mais pessoal. Isso permitirá que você entre em contato com eles com frequência enviando suas melhores ofertas, novos lançamentos e muito mais.
O conteúdo é o rei supremo
Geralmente, as pessoas não gostam de comprar um produto até que tenham informações suficientes sobre ele. Apenas ter um site definitivamente não é suficiente. Você precisa enriquece-lo com bastante conteúdo valioso que descreva os detalhes de sua marca, produtos e serviços, criar ofertas diferentes para encantar o seu visitante. Recomenda-se criar um blog em seu site que forneça aos clientes informações suficientes sobre o que eles estão procurando. Mas lembre-se de não repetir seu conteúdo com frequência. Você deve usar técnicas de SEO em seus artigos para fazer com que seus visitantes o encontrem facilmente ao usarem o google e outras plataformas de pesquisa.
Outra dica valiosa é não deixar de lado o Youtube. Assim como o Google, Bing e Yahoo, o Youtube também é uma ferramenta de busca. Nada melhor do que posicionar bem os seus vídeos com informações ricas sobre os assuntos que seus clientes potenciais já estejam pesquisando.
Fazer o simples te levará mais longe
Administrar uma empresa não é fácil. Mas com a estratégia de marketing digital correta, pode se tornar uma tarefa bastante simples para profissionais de marketing e donos de empresa, bastando entender quem realmente é seu público alvo e em qual (ou quais) plataformas ele de fato está.
Entender como ele se comporta e como passa o tempo na internet é a chave de outro para se dar bem no marketing digital.
Esse artigo foi criado pela equipe do blog Folha Econômica.
Sobre a Agência Artminas Design
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