Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais

Como fazer gerenciamento de crise nas redes sociais

Com a popularização das mídias sociais, as marcas têm conseguido se aproximar do público e fortalecer os negócios na internet. Junto a isso, existem questões imprevistas que precisam da atenção do gerenciamento de crise nas redes e do marketing pessoal.

Embora possa parecer uma tarefa fácil, não é bem assim. Para que essa abordagem dê certo, é necessária a criação de toda uma base com planejamento estratégico e marketing.

As empresas devem estar preparadas para enfrentar crises e assumir a responsabilidade pela gestão delas usando as redes sociais.

No texto a seguir, nós vamos explicar como os processos de gerenciamento de crise podem ser feitos pelas redes sociais e por que isso é tão importante para a reputação das marcas.

Saiba o que é gerenciamento de crise

A gestão de crise é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser aplicados numa situação de dificuldade.

O objetivo principal é minimizar os impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria da imagem e reputação de uma empresa ou organização.

Em um bom processo de gestão de crises, é importante reavaliar as estratégias adotadas pela conserto de tela de celular samsung, além de mensurar os impactos gerados.

Assim, é possível redefinir todo o discurso e o posicionamento de modo a recuperar a confiança dos clientes e colegas.

A boa gestão inclui ações como:

  • Avaliação dos perigos;
  • Criação de plano de emergência;
  • Agir com transparência;
  • Transmitir segurança internamente e externamente.

Uma visão geral das áreas que podem ser melhoradas é ótima para diagnosticar os erros e acertos das experiências anteriores.

Essa prática colabora para evitar ou minimizar futuras crises. É um processo de aprendizado contínuo para fabricantes de aparelho de endoscopia preço.

Entenda a importância da gestão de crises para redes sociais

É como diz o famoso ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. Esse é o cerne de toda a gestão de crise. Nenhuma empresa está totalmente protegida de viver uma experiência de crise, seja qual for sua natureza ou porte.

Por isso mesmo, o planejamento da gestão de crise deve ser iniciado muito antes do surgimento de um problema.

Um plano prévio ou o estabelecimento imediato de comitês de crise permite que os impactos dessas desvantagens sejam rapidamente identificados e minimizados prontamente.

São maneiras eficientes de prestar contas à base de clientes com antecedência e evitar impactos midiáticos mais preocupantes também.

Todas as pessoas que fazem parte do público de um blog sobre utilidades domésticas merecem ser informados sobre erros graves no tutorial sobre solda a frio onde comprar.

Por vezes, a crise corporativa tem a ver com a integridade dos consumidores: uma leva de automóveis que precisam ser devolvidos à montadora ou um alimento mal embalado podem causar danos irreversíveis.

Por isso, o gerenciamento de crise é um departamento que merece atenção redobrada por parte dos gerentes e profissionais em posição de chefia. Continue lendo para saber o que você deve fazer em situações desse tipo.

Veja dicas de gestão de crises nas redes sociais

Como você pode perceber, as mídias sociais são ferramentas primordiais no gerenciamento de situações desagradáveis.

Por mais que o seu empreendimento esteja consolidado e protegido, é sempre pertinente estar preparado para uma eventual crise.

Nós te mostramos os principais passos a tomar quando o negócio de terceirização de bombeiro civil estiver passando por maus bocados, veja.

Acompanhe a marca

O primeiro passo no gerenciamento de crises pelas mídias sociais é o monitoramento contínuo.

Afinal, rastrear o comportamento dos clientes no ambiente digital é a chave para um planejamento de comunicação que gera resultados consistentes.

Só assim se pode saber o que o público e a imprensa têm a dizer sobre os vendedores de piso autonivelante preço que estão sendo assessorados.

Portanto, se você não quer ser surpreendido por situações negativas, desenvolva uma estratégia de acompanhamento nas redes sociais.

Nessa estratégia pense em ações como:

  • Palavras-chave para localizar conteúdos;
  • Identificação de menções negativas e positivas;
  • SAC 2.0;
  • Linguagem próxima do público.

Em resumo, o monitoramento de mídia social é uma estratégia importante na gestão de crises, pois ajuda a identificar cenários negativos com boa antecedência.

Com isso, você pode lidar com as situações e tomar medidas para resolvê-las.

Identifique a causa da crise

A segunda etapa que você precisa se atentar ao lidar com uma crise de mídia social é identificar a causa da situação negativa.

Entenda que existem diferentes tipos de motivações para crise. Vão desde a falta de informação de um porta-voz ao ruído nas comunicações internas da empresa de curso de excel avançado em belo horizonte.

É importante observar que, hoje em dia, esses gatilhos não funcionam mais isolados. Tudo está integrado pela conexão de internet.

Ou seja, o ruído no dia a dia de uma empresa pode ser disseminado através das redes sociais.

Então, por meio da vigilância dos canais, é possível identificar exatamente qual foi a origem do alvoroço.

É pertinente desenvolver dois tipos de planos de ação: um para conter o gatilho e outro para consertar a raiz do problema.

Finalmente, lembre-se de que a mídia social é apenas uma plataforma para interação humana. Na maioria dos casos, o problema é algum ruído nesse processo.

Seja flexível

Tenha parâmetros bem definidos para lidar com as crises, mas saiba ser flexível.

As diretrizes são ações que nos ajudam a tomar atitudes mais aguçadas em situações de incerteza e instabilidade.

Em outras palavras, elas compõem um guia de como a equipe de assessoria de imprensa do escritório de uma rede de haveiro 24 horas em sorocaba deve atuar em caso de crise.

Essas ações ajudam você a permanecer engajado nas conversas com o público, assim como a lidar com comentários negativos.

Mas, apesar dessas instruções serem importantes por tornarem o processo mais fácil, é importante que elas sejam aplicadas com flexibilidade.

Afinal de contas, as redes sociais são dinâmicas. Cada crise é diferente da seguinte.

Assim, você precisa ser flexível para entender que as situações mudam e podem exigir um tipo diferente de comunicação.

Analise o gatilho para entender se os parâmetros da gestão de crise que a equipe de mídias sociais está desenvolvendo são apropriados para a situação atual.

Tenha agilidade

Muitas equipes de assessoria ainda demoram para fornecer uma resposta. Elas pensam que podem demorar para começar a responder à crise.

O grande problema é que, a cada segundo que se deixa de agir, a reputação da empresa especialista em empresa instaladora de spda é prejudicada.

Afinal, ela fica totalmente desprotegida e vulnerável a rumores e boatos mal intencionados. Portanto, sempre considere a importância de manter uma gestão ágil de crises nas redes sociais.

Responda os clientes insatisfeitos. Deixe claro se o gatilho da crise é real ou mentiroso. Mantenha sempre a transparência, acompanhe cada movimento nas redes sociais e ajude a esclarecer quaisquer dúvidas que sejam solicitadas.

É importante atuar de modo a mostrar que a empresa está ciente do problema e trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível.

Elabore uma nota de esclarecimento

Na mesma linha de pensamento da importância da agilidade: não se esqueça de fazer uma nota de esclarecimento.

A nota de esclarecimento é o comunicado oficial da empresa em situação de crise.

Com base em um documento claro e objetivo, os meios de comunicação podem dissipar dúvidas mostrando que as marcas estão interessadas em resolver a situação. Isso é conhecido como autorresponsabilidade.

Ainda assim, as notas de esclarecimento não são necessárias em todas as crises. Existem situações de baixo impacto que podem ser resolvidas lidando diretamente com uma pessoa insatisfeita.

Por sua vez, também existem casos de alto impacto que precisam de esclarecimento.

Em geral, esses casos estão relacionados a acidentes, escândalos políticos, erros financeiros e semelhantes.

É importante entender que nessas situações as notas postadas nas redes sociais são oficiais. Portanto, elas devem ser redigidas com o máximo de cuidado possível.

Considerações finais

Existem diversos casos consagrados de gerenciamentos de crise, feitos com excelência por empresas de renome ao redor do mundo.

Como dissemos ao longo do texto, toda e qualquer instituição está sujeita a crises e problemas desse tipo.

O que mudou é que a popularização das redes sociais fez com que as marcas ficassem muito mais expostas ao olhar do público.

Hoje em dia, informações confidenciais podem ser vazadas de uma hora para outra.

São situações adversas que a equipe de comunicação e assessoria deve sempre estar pronta a resolver com rapidez.

A boa reputação é tudo o que uma marca tem. Sem ela, recuperar os negócios e os clientes é tarefa muito complicada. Por isso, sempre a proteja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.