Quais são as vantagens em ter um blog com apenas um nicho?

Quais são as vantagens em ter um blog com apenas um nicho?

Ter um blog de nicho já é uma das maneiras mais populares de colocar sua marca dentro da internet. Por mais que os blogs tenham se popularizado como um ambiente de compartilhar posts sobre a própria vida em forma de textos, esta opção foi engolida rapidamente pelas redes sociais.

Mas isto foi extremamente positivo, pois permitiu que houvesse uma intensificação do uso de sites mais nichados, que entregassem conteúdo e informação de qualidade como forma de sobrevivência e relevância. Cursos online sobre o tema podem ser encontrados aos montes.

Principalmente se levarmos em consideração a possibilidade de monetização através de coisas como AdSense e outras opções interessantes como por exemplo o mercado de afiliados.

Hoje existem empresas gigantescas e milionárias baseadas totalmente em cima de um blog de nicho.

Mas a dúvida que fica é que se um nicho de mercado funciona tão bem para um blog, por que não seria interessante aumentar para outros? Diversificar e criar um portal de informação foi uma das maiores tendências no início do milênio.

Entretanto, existem vários motivos para se adotar uma postura muito mais compacta e direcionada dos conteúdos.

E hoje gostaria de focar um pouco mais sobre o tema, mostrando as principais vantagens em ter um blog com apenas um nicho.

Vamos conferir?

Quais são as vantagens em ter um blog com apenas um nicho?

Primeiramente é importante dizer que estas são as principais vantagens, mas não as únicas. Então, se desejar uma aprofundamento maior sobre o tema, estou à disposição para te ajudar com ainda mais dicas.

Em segundo lugar é possível notar que você também pode ter um blog com mais de um nicho. Entretanto, este é um tipo de atuação mais interessante para profissionais calejados no assunto.

Dito isto, vamos à nossa lista.

1 – Facilidade de conquistar um público

Conquistar um público específico é extremamente necessário para quem deseja ter bons resultados com um site. E com um nicho especializado você consegue aumentar ainda mais as chances de cativar os leitores.

Primeiramente porque você vai encontrar uma grande chance de se mostrar como uma autoridade no assunto. Além disso, também poderá evitar conflitos de pessoas que não entendem sobre o que é seu site exatamente.

Até mesmo será mais fácil manter seu público cativado por listas de email, pois você não entregará uma quantidade de assuntos dos quais eles não querem saber.

2 – Melhora do SEO

Um dos pontos centrais do Google e do SEO hoje em dia está diretamente relacionado à autoridade do site sobre um determinado nicho ou assunto.

Você pode ter um site extremamente bem conceituado para o Google no nicho de culinária, por exemplo. Se você então criar um texto incrível sobre computadores, mesmo com toda a estrutura perfeita, provavelmente irá perder para sites menores especializados na área.

Tentar burlar esta necessidade de autoridade fará com que você tenha uma tarefa exaustiva de criar milhares de textos para mostrar ao Google que tem condições. Em geral, não vale a pena.

Até porque fica difícil conseguir backlinks que aumentem a qualidade geral do seu DA.

3 – Facilidade de pauta e pesquisa

Quem é profissional na área sabe que este é um empreendimento realmente pesado. Principalmente porque escrever não é a tarefa mais fácil do mundo, escrever com propriedade deixa tudo ainda mais difícil.

Por isso, a pesquisa com temas muito abertos é realmente um desafio que se torna muito difícil de superar.

Montar uma pauta, pesquisar por palavras-chave e temas concorrentes é um grande passo que poucos estão realmente querendo dar.

Fazer isso com vários nichos é um verdadeiro pesadelo.

Até porque você começa a perder a referência de outros sites concorrentes, tornando tudo uma tarefa ainda mais desafiadora no longo prazo.

4 – Fica mais fácil encontrar imagens

Imagens fazem parte importante de um blog de sucesso, e escolher imagens sem domínio para utilizar tranquilamente é muito difícil. Quando você encontra uma boa fonte para o seu site, fica realmente difícil abrir mão.

Por isso, trocar constantemente de nicho pode ser desafiador. Afinal de contas você não terá que correr atrás de outra conta para fazer uma parte que deveria ser a mais rápida de todo o projeto.

5 – Escolha certeira de produtos

Um dos pontos centrais de um blog de nicho é exatamente sua monetização. Quando você escolhe um nicho só para atuar, terá a capacidade de encontrar produtos que sejam mais focados para o público alvo que está atendendo às suas necessidades.

A tarefa ainda vai envolver um longo processo de seleção e de escolha dos principais pontos positivos antes de tomar uma posição. Entretanto, é justo dizer que com mais de um nicho, ou seja, mais de um produto, o trabalho acaba realmente sendo muito pesado.

Em geral, isto faz com que você tenha maiores dificuldades no processo em si. Principalmente na hora de separar os públicos na especificação das leads do seu funil de vendas.

Encontrar as pessoas certas para anunciar seus produtos será um desafio muito maior do que o esperado.

Por isso, escolher um nicho só reduz seu trabalho para algo muito menor do que a metade, além de aumentar a taxa de conversão em vendas para algo além do dobro. Tudo porque você escolheu algo específico.

Considerações finais

Como você pode ver é melhor criar um outro blog à parte ao invés de tentar colocar tudo no mesmo local. Entretanto, é importante dizer também que ter um nicho só não vai substituir o empenho e a sua especialização.

Se você quiser ter resultados de verdade, tanto financeiros quanto pessoais, vai precisar fazer vários cursos online na área para garantir um básico de conhecimento. Isto só pela área do marketing digital, SEO e etc…

O conhecimento do seu nicho será algo que não vai parar de ser estudado, até por conta de todas as atualizações e informações que chegam.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda ficou alguma dúvida, ou se quiser mais motivos, é só chamar aqui nos comentários, ok?

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.