As estratégias de Marketing na área da saúde

O marketing está presente em diversas áreas no mercado hoje em dia, e na área da saúde não é diferente.

Principalmente para clínicas e consultórios pequenos, o marketing é uma ótima forma para atrair mais pacientes e, com isso, crescer nos negócios.

Uma boa estratégia de marketing pode trazer grandes resultados para os profissionais dessa área, aumentando a sua visibilidade e gerando leads de qualidade.

Vale lembrar que, mesmo que o objetivo da estratégia seja conseguir mais pacientes, ela deve seguir todas as normas que os órgãos de saúde exigem para publicidade na área da saúde para não haver punição.

Neste artigo vamos falar de algumas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para a saúde. Para saber mais, continue lendo!

Marketing na saúde

Antes de falarmos sobre as estratégias, é importante destacar como o marketing pode influenciar na área da saúde, não só para os profissionais, mas também para os pacientes.

  1. Acesso à informação

Hoje é possível que os pacientes tenham mais acesso às informações, conheçam mais sobre os procedimentos e, com isso, é provável que você consiga atrair mais pacientes.

Isso porque quando um profissional da saúde seja de clínicas, consultório dentário ou hospitais cria um conteúdo, mostra que tem domínio sobre aquele assunto e passa confiança para o paciente.

Por meio do marketing digital e do marketing de conteúdo, é possível criar conteúdos informativos, relevantes e educativos que vão atrair o paciente e, com isso, aumentar a visibilidade e autoridade da marca.

  1. Gera mais leads

Geralmente vemos essa palavra (leads) no meio do marketing quando uma empresa quer atrair mais pessoas para o seu negócio. Na área da saúde podemos usar a mesma palavra, mas o foco é em conseguir mais pacientes.

Como falamos acima, a geração de conteúdos além de deixar o paciente mais informado sobre determinados processos, pode chamar a atenção tornando-o um possível lead para o hospital, clínica ou consultório.

Por exemplo, um conteúdo sobre tratamento de canal, abordando temas relacionados a “como é realizado o procedimento”, “para que serve” ou “tratamento de canal preco”, pode chamar a atenção de um paciente que precisa realizar esse procedimento mas tem diversas dúvidas.

Vale ressaltar que na área da saúde não se pode divulgar valores de tratamento nas campanhas ou estratégias de marketing.

Assim, caso crie um tema sobre “tratamento de canal preço”, o profissional pode falar a média de valores, quais aspectos podem influenciar na faixa de preço e o que o paciente deve considerar na hora de fechar o valor, mas não deve informar o valor em seus posts ou conteúdos.

Por fim, lembre-se que para essa estratégia a informação é ouro. Afinal, quando você responde as dúvidas de um paciente, está mostrando que pode atender às necessidades dele e aumenta a possibilidade de gerar leads.

  1. Fidelização de pacientes

Além de trazer novos pacientes, é possível fidelizar os que já se consultam com você. Isso porque o marketing na área da saúde também foca no relacionamento e fidelização de pacientes.

Com uma boa estratégia de marketing digital e de conteúdo é possível se aproximar mais dos pacientes, a partir de conteúdos que irão suprir as necessidades daqueles que já se consultam com você.

Para isso, identificar quais são as principais dúvidas dos pacientes pode ser uma estratégia interessante para investir em um relacionamento entre marca (hospitais, clínicas e consultórios) e consumidor (paciente) de forma adequada.

Dicas para montar o planejamento estratégico

Agora que já sabemos alguns benefícios do marketing na área da saúde, vamos para o planejamento.

Para começar a montar a sua estratégia é necessário seguir alguns passos antes.

Conheça o código de ética do seu segmento

Qualquer profissional da área da saúde pode utilizar o marketing com eficiência e atrair mais pacientes, porém é preciso se atentar ao Código de Ética do seu segmento para que não tenha problemas futuros.

Qualquer área da saúde precisa seguir o código que o órgão do segmento exige, algumas dessas exigências são:

  • Não fazer propaganda enganosa;
  • Não pode se autopromover, dirigindo-se como o “melhor daquela área”;
  • Não pode fazer diagnósticos ou consultas (em alguns casos) online;
  • Não deve divulgar valores de consultas ou procedimentos.

Defina seu público

Antes de começar a montar a estratégia é necessário conhecer mais o público que deseja atingir, saber suas necessidades e então definir quem deseja alcançar.

Para conseguir definir o público-alvo é necessário criar uma persona, que é o cliente ideal da empresa. 

Esse levantamento é feito a partir de pesquisas feitas com os (ou pelos) consumidores da empresa, como quais as principais dúvidas relacionadas a um implante dentario valor. Essa pesquisa pode ser feita por meio de um formulário.

Com o público-alvo definido, atrelado aos objetivos da campanha, é possível criar e gerenciar a estratégia que será realizada.

Mesmo que todas a estratégia de marketing seja para aumentar vendas, é preciso ter alguns objetivos definidos, como:

  • Conquistar mais pacientes;
  • Fidelizar clientes;
  • Educar os pacientes sobre tratamento e doenças;
  • Divulgar um novo procedimento ou tratamento;
  • Ensinar sobre prevenção de doenças ou manutenção dos tratamentos.

Definição de pauta

Agora que definiu o público-alvo e o objetivo da campanha de marketing, é necessário definir as pautas que serão criadas.

Para ter sucesso em sua estratégia é necessário que as pautas atendam a necessidade do paciente.

Por exemplo, o paciente está a procura de um lugar para realizar tratamento de aparelho ortodontico, sabendo dessa necessidade, é hora de desenvolver pautas sobre esse assunto.

Dentro da sua estratégia de marketing digital e marketing de conteúdo, você pode criar pautas para posts informativos sobre o assunto, dar dicas e até mesmo falar sobre curiosidades.

Posts sobre “Plano odontológico cobre o tratamento de aparelho ortodôntico?’, “Tipos de aparelhos ortodônticos” ou ” X benefícios do aparelho ortodontico transparente” são formas eficientes de informar e atrair seu público.

Assim, você mostrará como tem autoridade no assunto, fazendo com que o paciente confie no seu trabalho e procure os seus serviços.

Defina suas táticas

Depois de definir todos os pontos acima, é hora de decidir as táticas da sua estratégia, ou seja, os meios que você vai usar para alcançar o seu público.

Quando for montar a sua persona, é necessário perguntar sobre as redes sociais que eles mais acessam e formatos que os pacientes preferem ver um conteúdo, se em imagem, vídeo, podcast ou texto. 

Além disso, é possível conciliar esses canais, mas é necessário um maior enfoque naqueles em que o público se concentra.

Assim, você poderá determinar como irá alcançar o paciente, se por meio de posts nas redes sociais, se por vídeos no youtube, podcasts semanais ou conteúdos produzidos para seu blog.

É muito importante estipular os formatos e os meios que serão usados na estratégia para que você possa medir qual deles obteve mais sucesso, para que avalie se deve continuar investindo ou se é necessário mudar a estratégia.

Agora que já sabe os benefícios da estratégia de marketing na saúde já pode colocar em prática!

É importante lembrar que o marketing está evoluindo com a tecnologia, então alguns métodos e estratégias podem evoluir ou mudar de acordo com o tempo. Assim, é necessário acompanhar todas essas mudanças.

Vale ressaltar que, mesmo que sejam pacientes, são também consumidores da sua marca e investir em meios diferentes e inovações pode atrair mais pessoas e aumentar a sua visibilidade.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, assessora e redatora do Clínica Ideal.

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