Como otimizar meu site para mobile?

Antes de começar a passar algumas dicas de como otimizar seu site para mobile, precisamos primeiro falar sobre o momento que vivemos hoje. 

Hoje vivemos em uma era que fazemos praticamente tudo pelo celular. Temos aplicativos que nos auxiliam tanto profissionalmente como para fins pessoais. Quer um exemplo? Existe dentro da Play Store um aplicativo que te avisa quando está na hora de tomar uma água. Esse aplicativo foi desenvolvido para pessoas que tem o mal costume de não beber água na quantidade exata de litros por dia, como eu!

Uma das coisas que muitos usuários fazem nos celulares é uma busca por um determinado serviço ou produto, seja essa pesquisa dentro do navegador do celular, como o Google Chrome, ou na pesquisa por voz, funcionalidade disponível em quase todos celulares. Assim que o usuário faz a sua pesquisa, o Google mostra todos os resultados que ele acha relevante, e um dos fatores de posicionamentos do site é que ele seja responsivo, por isso a importância de otimizar seu site para mobile.

Você pode até estar dizendo: “Ah, mas eu uso o Google Ads. Pago para aparecer nas pesquisas.” Ótimo, está fazendo certo, mas com o site errado. Você não está pensando na experiência do usuário ao acessar seu site pelo celular e se não deixar seu site otimizado para mobile, o índice de qualidade da sua campanha vai ficar bem baixo, e os CPC bem alto.

Poderia ficar aqui neste artigo te mostrando vários motivos para otimizar seu site para mobile, mas vou te poupar tempo. Vamos para o que realmente te interessa: como otimizar meu site para mobile.

Dicas para otimizar seu site para mobile

  1. Contrate uma agência de marketing digital e solicite um redesign do seu site: é melhor do que tentar deixar seu site atual responsivo. Existe até alguns plugins do WordPress que tenta fazer este milagre, mas vai por mim, não perca seu tempo com esses plugins. Isso só vai te dar dor de cabeça. Lembre-se: aquilo que estava ruim pode piorar.
  2. Deixa todas as informações bem visível: Não espera que o seu usuário adivinha onde fica o seu telefone de contato. Confira no novo layout se tem todas as informações da empresa bem visível, como telefone, whatsapp, call to action, etc, pois como a visão do seu site no celular não é tão ampla como em um monitor normal de computador, o seu usuário pode se sentir perdido ao tentar entrar em contato com você ou fazer aquela conversão que tanto deseja.
  3. Insira botões de interação no seu site: Tem o Whatsapp ME, um plugin excelente para que o seu usuário posso enviar uma mensagem do seu site para seu celular.
  4. Teste a velocidade de carregamento da pagina: Isso é muito importante. Nem todo mundo tem uma internet com a velocidade da luz. Existe vários sites que faz esses testes pra vocês, tente experimentar o Page Speed do Google.
  5. Diga não aos POP-UP para mobiles: A pior coisa que tem é você acessar um site e aparecer um pop-up de todo tamanho na tela do seu celular. A resolução do celular é pequena demais para este tipo de coisas. Pense sempre no usuário. 
  6. Não enche a sua página de serviços de imagens: Isso só prejudica o tempo de carregamento da página. Menos é mais. Tente colocar no máximo 6 imagens com um texto de até 300 palavras e um breve formulário de contato.
  7. Por fim, confira se todo o conteúdo se adaptou corretamente ao dispositivo movel. Acesse o seu site pelo seu celular e confira.

Precisando de otimizar seu site para Mobile?

A Artminas Design é uma agência marketing digital pequenas empresas bh especializada em tráfego orgânico e pago, incluindo desenvolvimento de sites otimizados para mobile. Confira nossos últimos projetos e venha fazer seu site otimizado para mobile com a gente. 🙂

Sobre a Agência Artminas Design

Confira abaixo como nossa agência de marketing digital poderá ajudar a chegar nas metas estabelecidas pela sua empresa.

Veja também