7 ferramentas de marketing digital para pequenas empresas

Assim como a internet revolucionou a maneira das pessoas se conectarem e se comunicarem, as ferramentas de marketing digital também mudaram completamente a forma das pessoas trabalharem e usarem a internet como meio de divulgação e trabalho.

Que a internet é um poderoso meio de comunicação e trabalho, a maioria de nós já sabe disso, mas que ela também possui ferramentas que otimizam e melhoram o processo de produção de conteúdo, poucos sabem. 

Sendo assim, vamos apresentar algumas das ferramentas de marketing digital para ajudar, principalmente, pequenas empresas dentro do universo online. 

Entretanto, elas também podem ser aplicadas por quem possui uma grande organização. 

O marketing digital é importante para pequenas empresas

Quando alguém decide abrir uma empresa, é bombardeado por informações e estratégias diferentes para fazer desse negócio um sucesso. 

Alguns optam pelo aluguel de um espaço, outros pela revenda de produtos e outros por agências de publicidade. 

No final das contas, algumas delas não trazem os resultados esperados e acabam frustrando aqueles que dedicaram muito tempo e dinheiro para fazer o negócio dar certo. 

Com a ansiedade e animação em abrir o negócio logo, as pessoas esquecem daquilo que está na palma de suas mãos e que pode ser a estratégia mais útil para o seu negócio, o marketing digital. 

Por meio da internet conseguimos tanto encontrar informações como dicas para abrir um negócio no ramo da saúde, quanto serviços e produtos como um despachante feira de santana.

E o marketing digital que se tornou um dos principais meios de trabalho no universo online, vem sendo o grande protagonista de empresas que estão construindo um verdadeiro império por intermédio de estratégias de marketing digital. 

Ele nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam a captação de clientes e vendas do seu produto ou serviço, gerando mais visibilidade e sucesso para o seu negócio,  independente de qual for, e o melhor de tudo é que ele é 100% online. 

Além disso, eles traz consigo diversos benefícios para pequenas empresa, como:

  • Maior alcance;
  • Mais clientes;
  • Gera autoridade;
  • Constrói a presença e imagem da marca;
  • Permite estratégias pagas e gratuitas.

Benefícios como esses auxiliam a marca a crescer no meio digital e atrair um número de clientes que parecia impossível caso ela não usasse o marketing digital ao seu favor. 

Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso a internet e um perfil em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem, como Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn e tantas outras. 

Isso só prova como o universo digital é poderoso para você que deseja tornar a sua pequena empresa um verdadeiro sucesso. 

Seja o seu negócio uma loja de roupas na capital de São Paulo ou uma empresa especializada em vistoria de transferência Campinas, o marketing digital é para todo e qualquer tipo de negócio disposto a aumentar os seus resultados. 

Ferramentas de marketing digital para a sua empresa 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do marketing digital para a sua empresa, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem te auxiliar na hora de colocar as estratégias em prática. 

Antes de qualquer coisa, é necessário que você saiba que essas ferramentas são úteis tanto para facilitar o seu dia a dia quanto para facilitar também a procura por parte dos possíveis clientes da sua marca. 

Vamos pensar que um usuário pesquisa pelo seguinte termo: valor da máquina de fazer velas e encontrar o seu site ou perfil nas redes sociais, que por meio de algumas ferramentas de marketing digital, conseguiram conquistar esse usuário. 

As ferramentas que selecionamos servem justamente para tornar toda essa produção e procura ainda mais prática e acessível.  

Trello

O Trello é uma plataforma online de gestão de projetos, ou seja, por intermédio dela você consegue organizar o seu dia a dia, suas atividades e estratégias para que tudo fique organizado e visível para você. 

É possível anotar compromissos como a compra de materiais para a reposição de estoque da sua loja até uma reunião e vistoria com uma empresa especializada em construção de piscina

Ele é muito útil para pequenas empresas começarem a organizar seus compromissos, datas, reuniões e postagens de conteúdos, evitando atrasos e bagunças no calendário.

Canva 

O Canva é uma ferramenta de design que permite que a empresa construa posts e tudo o que relaciona a parte visual e gráfica de uma empresa, desde o seu logo até a construção de sua identidade visual.

Por meio de diversos elementos, fontes, cores e imagens é possível construir algo único e personalizado para o seu negócio, o que ajuda a construir a identidade, presença e imagem da sua marca no meio digital. 

Mailchimp

Essa plataforma online é usada, principalmente, por aqueles que sabem o poder do e-mail marketing, uma das estratégias de marketing digital que se baseia no envio de e-mails para clientes e possíveis clientes da empresa. 

Essa ferramenta permite que você dispare milhares de e-mails por dia de maneira automática, ou seja, sem que seja necessário um funcionário escrever ou mandar um por um. 

Seja um e-mail contendo uma oferta na sua loja ou indicando um despachante Curitiba centro, o Mailchimp envia eles automaticamente para a sua base de contatos, o que otimiza um grande tempo da equipe que ficaria responsável por isso.

In Shot

O In Shot é um aplicativo de edição de vídeos e se destacou por sua facilidade e praticidade na hora da operação. 

Enquanto diversos outros programas caros apresentam muitas dificuldades na hora da edição, o In Shot traz um conceito de inovação e acessibilidade. 

É muito usado por aqueles que possuem canais e produzem vídeos para as redes sociais, além de ser usado até mesmo para edições de vídeo aulas e cursos onlines, tudo isso devido a sua facilidade de uso.

Google Analytics 

E não tem como falar de ferramentas de marketing digital e não falar dele, o pioneiro na hora de analisar métricas e resultados para verificar o que vem dando certo ou errado na empresa, o Google Analytics. 

Ele é uma plataforma que permite que você acompanhe os resultados das suas campanhas e estratégias nas redes sociais, o que os internautas estão pensando e como estão reagindo ao verem a sua empresa no meio digital. 

Seja o seu negócio um e-commerce de calçados ou um escritório compartilhado, o Google Analytics entrega a você os resultados e desempenhos para que você analise o que está bom ou não para o seu negócio.

Keyword.io

Essa plataforma te mostra quais as palavras e termos que mais estão sendo procurados na internet e nas redes sociais, com base nisso, você consegue usá-las ao seu favor dentro dos seus conteúdos para atrair este público. 

Vamos imaginar que um grande número de pessoas estão pesquisando por transferência de veículo valor, você pode usar este termo ou uma dessas palavras em seus conteúdos para atrair essas pessoas que estão a procura desta informação. 

Claro que, as palavras e termos devem ir de acordo com o seu nicho, ou seja, a sua área de atuação. Não faz sentido colocar um termo ou palavra sobre automóveis se o seu negócio for sobre beleza e estética, então fique atento a este ponto.

Picsart 

Por último, o Picsart, um aplicativo de edição de fotos e que te permite brincar com a imaginação e criar visuais estilosos e únicos para o seu negócio. 

As pessoas estão cada vez mais apegadas à questão visual, às cores, à qualidade das fotos e ao que elas ensinam para aqueles que as veem. Por isso, investir em imagens e fotos de qualidade para a sua empresa é indispensável. 

Assim como o cliente de uma rede de empresas de automação industrial no Rio de Janeiro deseja ver fotos do serviço para saber se ele realmente é bom, é necessário oferecer isso para aqueles que irão adquirir algo da sua marca. 

E o Picsart permite que você tire fotos de qualidade e ainda edite as mesmas, trazendo o estilo da sua marca para as fotos, criando uma coerência e intimidade entre tudo o que envolve a sua empresa e os seus clientes.

Essas foram as ferramentas que selecionamos para ajudar você, que está abrindo uma empresa e começando um negócio, a usar o marketing digital como meio de divulgação e trabalho. 

Todas as ferramentas apresentadas aqui são gratuitas, mas também possuem seus pacotes pagos, que disponibilizam ainda mais opções para ajudar você e a sua empresa dentro do âmbito digital. 

Considerações finais

Assim como o marketing digital veio para mudar completamente o universo dos negócios, as ferramentas criadas por ele provam a eficácia e qualidade das estratégias do marketing digital e o poder que a internet tem na vida das pessoas e das empresas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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