Imobiliárias: cada vez mais presentes no mundo online

No mundo atual de tecnologia, cada vez mais compradores estão recorrendo à Internet para procurar um lar. Cada vez mais pesquisas demonstram que mais de 75% dos compradores iniciam suas pesquisas on-line. Com tantas casas no mercado hoje, agora é essencial que esses compradores vejam sua casa primeiro.

E no estado atual do mercado imobiliário, agora é mais importante do que nunca ter um sólido plano de marketing na Internet como parte do seu plano geral de marketing. Com tantas casas à venda, os compradores simplesmente não têm tempo para ver as centenas de casas no mercado.

Quais são algumas das maneiras pelas quais imobiliárias em Belo Horizonte ou um  corretor imobiliário experiente em tecnologia pode usar para ajudar a comercializar sua casa? 

Influências do mundo online no mercado imobiliário 

Para o bem ou para o mal, a tecnologia mudou a maneira como a maioria dos negócios é realizada, e não há dúvida de que o setor imobiliário se beneficiou da melhoria da eficiência. Se você se lembra dos dias anteriores às listagens on-line, aos tours virtuais e à assinatura eletrônica, entende como as coisas mudaram. Mas, com a mudança para o celular, a ênfase mudou da eficiência para outra dimensão. Não são apenas as transações sem papel a norma, mas a tecnologia centrada em dispositivos móveis transformou essencialmente o cenário. O acesso à informação, as expectativas do cliente e o atendimento ao cliente são muito diferentes do que eram há cinco anos.

E há mais mudanças por vir. Embora exista pouca resistência a essa mudança, há muitas lições a serem aprendidas. Até os entusiastas da tecnologia que se autodescrevem e adotam a tecnologia há algumas décadas concordam que a tecnologia às vezes é uma faca de dois gumes. De acordo com um atencioso associado de corretor com quem falei, a dependência da tecnologia pode levar a problemas em um negócio “orientado para as pessoas” e “perder o contato com os clientes” é um verdadeiro medo.

Uma segunda preocupação é que os corretores mais antigos às vezes têm problemas para “reaprender” como realizar negócios em um universo online, como por exemplo dificuldade em colocar casas para alugar em Belo Horizonte. Não é apenas uma nova maneira de se comunicar, mas uma mudança fundamental na maneira como as coisas são feitas. Seria difícil encontrar hoje um corretor imobiliário de sucesso sem um smartphone e um tablet; mas o novo mundo móvel está cheio de aplicativos e recursos que, podem ter o mesmo impacto que a própria Internet.

Tendências do mundo virtual no mercado imobiliário

Algumas das novas tendências mais óbvias incluem o aumento substancial nas pesquisas móveis por informações imobiliárias. Os corretores e associados que não gastam tempo e dinheiro para atualizar sites e cultivar uma presença móvel serão deixados para trás em termos de atração e atendimento a clientes.

Além disso, outras tendências são:

  • Ser capaz de refinar as buscas por qualquer coisa, de bairros / áreas específicas a residências que utilizam tecnologia verde, está se tornando a norma e não a exceção;
  • A capacidade de acessar informações remotamente. Esteja você vendendo imóveis, verificando comparáveis, documentando a condição de uma propriedade ou verificando a documentação do credor, há boas chances de encontrar, acessar e reagir a consultas e informações sem nunca entrar em um escritório ou fazer uma ligação telefônica;
  • Os cronogramas de transação podem ser simplificados e reduzidos;
  • À medida que aplicativos móveis sofisticados são aprimorados e as interfaces se tornam mais confiáveis ​​entre computadores e dispositivos móveis, a necessidade de suporte e equipe do escritório pode diminuir;
  • O futuro de documentação provavelmente estará totalmente na nuvem. A realocação e a compra e venda de imóveis em locais distantes será bem menos problemática com isso;
  • Embora não seja provável que a vantagem do “conhecimento local” desapareça, é bem possível que empresas regionais, e talvez até estaduais ou nacionais, aproveitem uma parcela maior do mercado imobiliário;
  • Uma marca se beneficia da exposição nas mídias sociais. Entre os favoritos dos profissionais do setor imobiliário, estão o LinkedIn por suas capacidades de rede, o YouTube por causa de seu apelo visual e blogs pessoais que permitem que um corretor ou um associado individual mostre alguma personalidade e se concentre em especialidades individuais. Muitas empresas e corretores mantêm páginas do Facebook, contas do Pinterest e Instagram, por exemplo. Cada um tem uma finalidade diferente, mas todos aumentam a visibilidade e fazem parte de um esforço de marketing bem-sucedido, se você fizer o que é certo;
  • Os corretores afiliados a empresas nacionais e internacionais também usam as mídias sociais. A mídia social é utilizada como uma maneira de os associados se “conectarem” informalmente e compartilharem experiências e conhecimentos, além de estabelecerem alianças;
  • Desenvolvimento pessoal na forma de treinamento contínuo, aprendizado avançado, webinars, demonstrações e conferências.

Enfim, tudo faz parte da tecnologia móvel, e o futuro certamente fornecerá oportunidades ainda mais sofisticadas.

O essencial é não ficar pra trás e focar também no mundo real 

A maioria dos observadores vê os benefícios da tecnologia móvel, mesmo que não estejam olhando para o futuro com óculos totalmente cor de rosa. Existem algumas preocupações, evidentemente, como é o caso da contínua necessidade de construir relacionamentos pessoais.

É importante não dar vazão apenas ao mundo virtual. A tecnologia é uma ferramenta excelentes, mas as pessoas devem ser sempre uma prioridade. As redes sociais são úteis, mas não devem ser usadas para substituir as redes tradicionais, nas quais você pode conversar pessoalmente.

Outra preocupação é o custo de manutenção da mais nova tecnologia, um fator que a maioria admite que provavelmente será um desafio contínuo. Mesmo sendo objetivo de usar a tecnologia para tornar o negócio de transações imobiliárias “mais barato, mais rápido, melhor e mais fácil”, isso custará dinheiro. Embora existam opiniões divergentes, não há como voltar atrás. O gênio está fora da garrafa, e o desafio para o futuro é “ficar à frente do jogo”, uma vez que a tecnologia em nuvem é a próxima grande fronteira e a grande chave para quem quer estar em alta no mundo online é não ficar para trás.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Sobre a Agência Artminas Design

Confira abaixo como nossa agência de marketing digital poderá ajudar a chegar nas metas estabelecidas pela sua empresa.